Nota de Solidariedade da ANAMMA NACIONAL e do Movimento ANAMMA Mulheres à Ministra Marina Silva

A ANAMMA - Associação de Municípios e Meio Ambiente, através da sua Presidência Nacional, Diretoria Nacional e o Movimento ANAMMA Mulheres com o objetivo de promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável nos municípios manifesta sua solidariedade à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, diante das declarações violentas, misóginas, e totalmente inaceitáveis proferidas durante a entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025 pelo Senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Marina Silva, ambientalista e política de renome nacional e internacional, é amplamente reconhecida e respeitada por sua incansável atuação e contribuição, no executivo e legislativo, nas agendas globais em prol das políticas socioambientais e da construção de um mundo melhor. Sua rica trajetória política e de vida, é caracterizada pela ética e coerência, pela defesa da democracia, da biodiversidade, pelo combate ao desmatamento, pela inclusão dos povos e comunidades tradicionais, pelo combate às desigualdades sociais e de gênero, por sua luta permanente no enfrentamento das mudanças climáticas, combatendo ao racismo ambiental e às injustiças climáticas , dentre inúmeras outras lutas socioambientais.
No entanto, como muitas mulheres defensoras do meio ambiente, Marina Silva tem sido alvo de violências e ameaças, refletindo as dificuldades enfrentadas por mulheres no exercício de cargos de liderança e na luta por justiça ambiental no Brasil.
Os ataques proferidos pelo senador demonstram a arrogância e a certeza da impunidade que ainda permeiam a política brasileira, especialmente quando a violência contra mulheres e pessoas negras é minimizada. Ao se referir a tais agressões como uma "brincadeira", o senador reforça a cultura estrutural de violência institucionalizada que continua a deslegitimar as lutas por direitos e por igualdade.
A ANAMMA e o Movimento ANAMMA Mulheres solicita e espera que o Congresso Nacional puna o Senador Plínio Valério, em razão deste ato de violência verbal, que configura um ataque à dignidade da Ministra e é uma afronta aos direitos de todas as mulheres no Brasil.
Este crime não pode, de forma alguma, ser mais um caso a passar impune. O enfrentamento da violência contra as mulheres é um compromisso urgente e inadiável para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Marçal Cavalcanti
Presidente da ANAMMA
Antonio Marcos Barreto
Vice-Presidente Nacional
Andréa Struchel
Coordenadora do Movimento ANAMMA Mulheres
Comments