Itaguaí reforça compromisso com ações ambientais
Secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Marcos Barreto se reuniu com representantes da área de cidades de todo o país
Secretários de Meio Ambiente de todo o país se reuniram para dar posse à nova diretoria da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). O evento aconteceu na semana passada. Responsável pela pasta ambiental de Itaguaí e vice-presidente da Anamma Nacional, Antônio Marcos Barreto comentou sobre o momento.
A Anamma tem assento em cadeiras e colegiados que tratam sobre a política pública nacional de meio ambiente, como Conama, Fundo Clima, Fundo Amazônia, Fundo Nacional de Meio Ambiente . Isso traz uma importância muito grande para todos os municípios e, evidentemente Itaguaí. Ter essa gestão compartilhada é fundamental para a atual Prefeitura de Itaguaí, com o prefeito Rubão à frente. Nosso caminho é sempre firmar os compromissos com as pautas socioambientais - declarou Antônio Marcos Barreto.
O secretário ainda destacou ações em Itaguaí, como o plantio de 3.500 mudas de espécies nativas da mata atlântica no município, em áreas de preservação ambiental, advindas de compensações ambientais; o funcionamento de 359 biodigestores instalados nas regiões do Mazomba, Santa Cândida, Mazombinha e Ibituporanga (Projetos Sanear Mazomba e Sanear Guandu); a implementação do SIGA Itaguaí – banco de dados Geoespaciais do município; e o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (Guandu/INEA/AGEVAP), entre outras.
A primeira assembleia geral da Anamma de 2024 aconteceu no formato on-line e reuniu representantes da pasta de meio ambiente de municípios de todas as regiões do país. A pauta principal da reunião foi a efetivação da posse da nova diretoria Nacional, tendo à frente o presidente eleito Marçal Cavalcanti (secretário de Meio Ambiente de Pilar-AL) e os vice-presidentes Antonio Marcos Barreto (Itaguaí-RJ) e Rogério Menezes de Mello (Campinas-SP). A reunião foi conduzida pelo diretor de Assuntos Internacionais, Marcelo Marcondes.
Comments